quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Solidariedades"

     A Natureza é uma força poderosíssima, se não a mais poderosa de todas as forças, sendo constantemente subestimada pelo Homem, e quando esta mostra o seu real valor isto geralmente traduz-se em dezenas, centenas e até milhares e milhões de baixas mortais. Recentemente deu-se uma catástrofe natural na nossa ilha da Madeira e que graças ao urbanismo feito às três pancadas, quem acabou por pagar as favas foram os seus habitantes. Enxurradas varreram a ilha deixando atrás de si um caminho de destruição e desgraça com muitos desalojados e pior ainda, com vitimas mortais. Ora acontece muitas vezes que logo após a tempestade não vem a verdadeira bonança mas um mal ainda maior, não bastasse todo o entulho que urge arrumar e as limpezas a fazer para evitar possíveis focos de infecção causados por cadáveres de pessoas e animais, mas também os há aqueles que se lançam nas pilhagens dos poucos bens resistentes em casas desprovidas de portas e janelas. O que eu queria aqui falar não seria desta pós tragédia, mas sim de uma outra tragédia a que nos inconscientemente pactuamos sem pensar, que é a da "publicidade" criada em torno desta mesma tragédia com o intuito de ganhar algum à custa destas vitimas e tentarem passar uma imagem de solidários e benevolentes, falo pois das pseudo-ajudas protagonizadas por algumas figuras públicas e os métodos de angariação de fundos para ajudar estas famílias em desespero.
Então é o seguinte, o Joe Berardo, madeirense de gema, resolveu tomar uma decisão que certamente lhe foi bem ponderada e afirmou que iria doar aos habitantes necessitados da ilha 20 % dos lucros das vendas do seu vinho xpto da sua Quinta xyz. À primeira vista isto parece-nos bem, mas.... Atentem, isto não se trata de publicidade ao seu vinho e à sua Quinta? Um tipo vai ao supermercado e vê o vinho e no seu lado mais solidário lá compra uma garrafita pois é por uma boa causa, só custa 5 ou 6 euros, mas é para o bem da Madeira e blá, blá, blá E até aposto que o vinho era bem mais barato não fosse a solidariedade. Mas para quem é que vão os lucros afinal?? Pois, pensem nisso.

     A TVI , Média Capital, Grupo Impresa criaram uma linha de solidariedade de apoio à Caritas na Madeira, cada chamada custa 60 cents + IVA o que perfaz um total de 72 cents em que somente 50 cents revertem a favor da Caritas, e os restantes 22 cents? Sim, 12 cents são para o IVA mas retornáveis. Mas para quem é que vão os lucros afinal?? Pois, pensem nisso.

     Sucedem-se as galas televisivas e mais uma série de paneleirices desnecessárias, nessas galas os músicos e os artistas vão de graça, e os apresentadores? Pois, são pagos, e a solidariedade? Não olhes para o que eu digo, mas sim para o que eu faço pois claro! É o nosso Portugalucho...

     Não sei se repararam mas ainda está na memória a tragédia recente que se abateu sobre o Haiti, a ajuda internacional que houve, aprovo iniciativas semelhantes também por cá. O caso de diversos actores de Hollywood que deram uma quantia de dinheiro, não se puseram com rodeios a dizer que davam o lucro de isto ou daquilo e mais não sei o quê. Deram logo o dinheiro e pronto. Isto sim é solidariedade, agora falinhas mansas só para dizer que são uns corações moles e uns mãos largas??
     Bahhhhh estavam tão bem ao lume!!!

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